sexta-feira, 1 de maio de 2009

90 anos do Vô Juvenal

Meu avô por parte de pai faz 90 anos no próximo domingo. Amanhã encontrarei o restante da família em Lages, onde vamos confraternizar esta data tão importante. Nossa, 90 anos! Ele já passou por tanta coisa. Nasceu em 1919 na Praia Grande, quando ainda pertencia a Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Antes do meu pai nascer, meu , seus irmãos, meus bisavôs, partiram com suas mulheres e filhos para São José do Cerrito, na serra catarinense. Meu pai nasceu nesta pequena cidade. Lá eles tinham um sítio, plantavam feijão, criavam gado e vários animais até que na década de 60 partiram para Lages, onde meu pai já estudava para ser torneiro mecânico.

Meu avô é um cara fantástico, um dos homens mais engraçados que já conheci. Faz contas de matemática como ninguém. Foi com ele que eu aprendi uma das coisas que mais amava na infância: jogar dominó. De vez em quando ainda jogamos.

O que é triste é que minha vó não estará presente. Ela morreu há nove anos, mas creio que seu espírito estará com a gente. Semana que vem escrevo sobre como foi a festa.

Nenhum comentário: