terça-feira, 12 de maio de 2009

CARTOGRAFIAS

Exposição de Arte Contemporânea e Literaturada da artista Cláudia Regina Telles



Podemos definir cartografias como a arte ou a ciência de produzir mapas através de desenhos, mas esta denominação pode ser um tanto quanto restrita se for utilizada para descrever a mostra “Cartografias”, da multiartista Cláudia Regina Telles.

A exposição composta por 32 obras de diversos tamanhos será aberta a partir da próxima quinta-feira, 14 de maio, às 18h, no Átrio do Paço da Prefeitura Municipal de Itajaí, Santa Catarina. Segundo a artista, seus trabalhos são “frutos do processo investigativo sobre o desenho, o manuscrito, o traço, a escritura, assim como o uso da palavra, da linguagem poética, seus contornos, melindres e sutilezas”.

As cartografias de Cláudia foram realizadas entre 2007 e 2009. Elas misturam literatura e artes plásticas. São poemas de escrita fluída, composições intuitivas e de natureza psicológica. As palavras não necessitam de narrativa, mas são transcritas em forma de desenho e remetem imagens de mapas. Para compor as obras foram utilizados diversos materiais, como telas, papel cartão e até a própria parede da galeria.

A idéia da exposição surgiu com a obra “Cartografia” produzida especificamente para a mostra Pretexto Arte Contemporânea do Sesc, realizada entre os dias 07 e 30 de abril na prefeitura. Esta cartografia desenho/instalação contém três metros quadrados e foi composta diretamente no painel/parede da estrutura. “Este trabalho é único, tem caráter performático, efêmero e só existe naquele espaço”, completa Cláudia. Todas as obras podem ser conferidas até o dia 29 de maio de 2009, de segunda à sexta-feira, entre 8h e 18h no Átrio do Paço da Prefeitura Municipal de Itajaí.

Mais informações: http://claudiareginatelles.blogspot.com/


Serviço
O quê: Coquetel de abertura da exposição “Cartografias” da artista Cláudia Regina Telles
Quando: 14 de maio de 2009, às 18h
Onde: Átrio do Paço da Prefeitura Municipal de Itajaí - Rua: Alberto Werner, 100 - Vila Operária - Itajaí/SC
Período de visitação: de 14 até 29 de maio de 2009, de segunda à sexta-feira, entre 8h e 18h
Informações e agendamento de escolas e grupos
Contato: Ateliê Clara Lua Cheia - (47) 9159-4220
E-mail: claraluacheia@yahoo.com.br

Fotos: Cláudia Regina Telles
Texto: Simone Castro
Jornalista DRT SC 03440 JP




Um comentário:

Paulo Henrique de Moura disse...

Com certeza será um evneto lindissímo!
Gostaria muito de estar presente!
Bjos