segunda-feira, 25 de maio de 2009

Programação especial da exposição Cartografias



Na próxima semana a exposição “Cartografias”, da artista Cláudia Regina Telles, contará com uma programação especial. De segunda à quinta-feira a arte contemporânea será discutida através de conversas, performances e exibição de filmes. A mostra que mistura literatura e artes plásticas pode ser conferida até dia 29 de maio, no Átrio do Paço da Prefeitura Municipal de Itajaí, ou seja, no saguão da prefeitura.


Programação

Na segunda-feira, dia 25/05, às 19h30min, será realizada uma conversa com a artista, ilustradora e arte educadora Márcia Cardeal sobre a temática: “O Desenho nas Poéticas Contemporâneas”.

Já na terça-feira, 26/05, às 19h30min, Cláudia fará uma performance sobre a “Cartografia da Escritura”, onde será debatido o processo de composição da exposição.

Na quarta-feira, 27/05, às 19h, acontece a exibição do documentário “O Mistério de Picasso”, do diretor Henri Georges Clouzot. O filme apresenta o processo criativo de Picasso na década de 50. Esta película faz parte do tesouro nacional do governo francês devido ao teor de sua obra, pois todas as ilustrações realizadas pelo artista durante as filmagens foram destruídas logo após o término das gravações.

Na quinta-feira, 28/05, às 19h30min, a artista e arte educadora Rosane Martins Fernandes, participa com Cláudia da conversa “Pesquisa de Materiais nas Poéticas Contemporâneas”. Ao final de todos os encontros será disponibilizado um certificado de participação de oito horas.

Mais informações sobre a exposição Cartografias


Segundo a artista Cláudia Regina Telles seus trabalhos são “frutos do processo investigativo sobre o desenho, o manuscrito, o traço, a escritura, assim como o uso da palavra, da linguagem poética, seus contornos, melindres e sutilezas”.


A exposição Cartografias é composta por 32 obras de diversos tamanhos e suportes, elas foram realizadas entre 2007 e 2009. São poemas de escrita fluída, ou seja, composições intuitivas e de natureza psicológica. As palavras não necessitam de narrativa, mas são transcritas em forma de desenho e remetem imagens de mapas. Para compor as obras foram utilizados diversos materiais, como telas, papel cartão e até a própria parede da galeria.


A idéia da exposição surgiu com a obra “Cartografia” produzida especificamente para a mostra Pretexto Arte Contemporânea do Sesc, realizada entre os dias 07 e 30 de abril na prefeitura. Esta cartografia desenho/instalação contém três metros quadrados e foi composta diretamente no painel/parede da estrutura. “Este trabalho é único, tem caráter performático, efêmero e só existe naquele espaço”, completa Cláudia. Todas as obras podem ser conferidas até o dia 29 de maio de 2009, de segunda à sexta-feira, entre 8h e 18h no Átrio do Paço da Prefeitura Municipal de Itajaí. A exposição conta com apoio da Fundação Cultural de Itajaí. Mais informações podem ser conferidas no blog de Cláudia: http://claudiareginatelles.blogspot.com/


Serviço


O quê: Programação especial da exposição “Cartografias” da artista Cláudia Regina Telles


Quando: de 25 à 28 de maio (segunda à quinta-feira), a partir das 19h30min. Na quarta-feira o horário previsto é 19h.


Onde: Átrio do Paço da Prefeitura Municipal de Itajaí - Rua: Alberto Werner, 100 - Vila Operária - Itajaí/SC


Período de visitação: de 14 até 29 de maio de 2009, de segunda à sexta-feira, entre 8h e 21h



Informações e agendamento de escolas e grupos


Contato: Ateliê Clara Lua Cheia - (47) 3248-2184 ou 9159-4220

e-mail - claraluacheia@yahoo.com.br

blog - http://claudiareginatelles.blogspot.com

Nenhum comentário: