terça-feira, 19 de junho de 2007

Era pra ser um editorial

Bem, fazer um blog... Já tive um há uns anos. O Uniformes. Só que meio que me encheu o saco. Falar da gente sei lá, às vezes me parece estranho. Depois de um tempo os blogs começaram a me parecer um exibicionismo absurdo e desnecessário. É como se eu assinasse um atestado de que sou melhor que alguém em algum ponto. Comecei a perceber principalmente na faculdade de jornalismo que os blogs eram alvo de disputa sobre quem possui mais acessos, tem o melhor texto ou a tristeza mais profunda. Aí me afastei disso. Outro motivo foi que no segundo ano de universidade fui morar sozinha em um quitinete tão minúsculo que provavelmente não caberia nem um aparelho telefônico. Na real cabia, eu que não tinha grana para pagar a conta de telefone, internet, etc. Aí deletei o Uniformes, que tinha este nome em homenagem a uma música do Kid Abelha.

Enfim, alguns anos se passaram e agora este blog foi criado pelo simples fato de que estou no sexto período de jornalismo e na disciplina de Redação Jornalística 5, ao invés de prova tivemos como exercício fazer um blog e postar alguns textos sobre gêneros jornalísticos. Minha professora está lendo isso, imagine! Comecei a fazer jornalismo para aprender a escrever e tenho muita vergonha do meu texto, por isso também, é um desafio escrever aqui. Gostaria francamente de saber escrever muito bem, mas sei lá, me falta algo, talvez talento, este pequeno e determinante detalhe... Também sou insegura em relação ao meu texto porque sempre tive algumas dificuldades com o português. Eu sei isso é realmente imperdoável, mas é inegável. De vez em quando erro palavras e sempre erro as vírgulas, o que me envergonha profundamente. Mas prometo: vou me esforçar e tentar me aperfeiçoar.

O título PRA VOCÊ NÃO LER não quer dizer nada. Foi o que me veio primeiro à cabeça. O Sub título DISPONÍVEL TAMBÉM EM VHS vi em um cartaz, quando estava passando no corredor antes de sentar na frente deste monitor. Ficou sem sentido, eu sei, mas acho que não é pra ter sentido mesmo. Um amigo me disse que tudo tem que brotar naturalmente e pouco importa se os outros vão gostar. Acredito fielmente nisso.

Este texto era pra ser em um formato editorial. Uma apresentação do blog e dos autores, que no caso sou apenas eu, mas poderia ser em dupla ou trio, se não me engano. Era pra ter uma linguagem mais formal, correta, ter um tema atual, porém não necessariamente factual e como de costume, tinha que ficar em cima do muro. Normalmente é o que faço. Sou uma pessoa mais ou menos. Totalmente meio termo. Meio revoltada, meio tímida, meio metida, meio esquisita, meio lerda. Tudo eu sou meio alguma coisa.

E esse texto é um editorial, pra este blog pelo menos, que não têm regras, nem editoria. A proposta é ser um laboratório, um local de troca de informações, frustrações, alegrias. Apesar do nome provocativo, a idéia é que você leia sim. Na verdade o título foi uma provocação para ver se as pessoas se interessam em fazer algo onde a mensagem diz exatamente o contrário. Acho que é isso, grande abraço!

Nenhum comentário: